Não, não estamos falando do mundo antes de Cristo e depois de Cristo, mas sim do mundo antes da Covid e depois da Covid.
Todos nós sabíamos que o mundo estava em uma evolução tecnológica muito rápida e a expectativa era que em 8 ou 10 anos muita coisa mudaria, muitas novas formas de trabalho iriam surgir, mas o que aconteceu no ano de 2020 nenhuma empresa do mundo conseguiu prever nos seus planejamentos estratégicos.
Muito se falava em inovação, em grandes mudanças, em fazer as coisas de forma diferente. Mas havia um componente que travava o avanço de tudo isso, que era o comportamento humano. Existe uma resistência natural ao novo e isso faz parte da vida de praticamente todas as pessoas. Geralmente não se enxerga as mudanças como uma coisa boa.
Mas a pandemia da Covid 19 deu uma grande pancada no comportamento humano, que era a maior barreira para inovação.
E afinal, o que é inovação?
Inovar é aprender a fazer coisas de uma forma que os outros ainda não aprenderam, é descobrir novas formas de atingir resultados.
E quando falamos que o comportamento humano é uma barreira para a inovação, é porque existe dentro de cada um de nós um medo de fazer diferente e errar. O medo do erro, do fracasso, de não conseguir bons resultados está diretamente relacionado ao receio que temos de agir de forma diferente.
E quando olhamos para a forma como vivíamos em 2019 e como estamos vivendo desde o primeiro semestre de 2020, vemos o salto que foi dado no nosso comportamento. Tivemos medo de como seria, mas não havia alternativa, tínhamos que seguir em frente, mesmo com medo. E isso fez com que quebrássemos grandes barreiras: tecnológicas, comportamentais e culturais.
Hoje sabemos que não foram as pessoas que trabalham com tecnologia que conseguiram esse avanço gigantesco na forma como lidamos com os mais diversos aplicativos. O grande responsável por essa mudança foi a chegada de um vírus inesperado.
A pandemia da Covid-19 foi o acelerador da tecnologia na vida de todas as pessoas e empresas.
Quantas pessoas nunca haviam feito compras online? Hoje existem milhões de pessoas que não compram apenas objetos de desejo, mas também itens de necessidades básicas. O comércio eletrônico, em poucos meses, deu um salto que estava programado para acontecer em anos.
A Telemedicina, que é o atendimento médico online (por telefone e vídeo chamadas), passou a ser uma possibilidade muito atrativa para quem precisava fazer uma consulta, mas não queria ou não podia sair de casa. As barreiras geográficas foram quebradas e hoje um médico pode fazer uma consulta online com um paciente de qualquer cidade do Brasil. E as ferramentas foram aparecendo para facilitar a vida de todos, tanto que até as receitas de remédios e exames são enviadas por aplicativos.
Educação online – Antes da pandemia ainda existia preconceito com cursos online, as ferramentas não eram tão conhecidas, os professores não estavam preparados e as pessoas não acreditavam que era possível estudar nesse formato. Até que a Covid trouxe uma nova realidade. E hoje as aulas online fazem parte da realidade de um grande número de pessoas, seja no ensino de crianças e jovens, até para os profissionais que buscam um aperfeiçoamento ou novos aprendizados.
Outro grande impacto na vida pós-pandemia é o trabalho em home office. E aqui nessa situação os impactos se alastraram de uma forma nunca imaginada.
As empresas viram que o trabalho poderia continuar mesmo com as pessoas trabalhando de casa. Em alguns casos, perceberam que não era necessário pagar aluguel de salas ou prédios para os funcionários estarem fisicamente. Economia para as empresas, prejuízo para os donos dos imóveis.
O comércio em torno das grandes empresas também foi muito abalado, desde os restaurantes que atendiam os profissionais durante a semana, como os salões de beleza e muitos outros pequenos negócios. Com as pessoas trabalhando de casa, o comércio dos bairros foi priorizado, as refeições passaram a acontecer em família.
Mais uma vez foram quebradas as barreiras geográficas, porque se é possível trabalhar de casa, isso significa que a casa pode estar em qualquer lugar, na mesma cidade, em outro estado ou até mesmo em outro país.
Não significa que está sendo fácil, para muitas pessoas está sendo muito difícil, o desemprego, a falta de perspectiva, a falta de preparo para se adaptar e desenvolver novas atividades, tudo isso tem um impacto imensurável na vida de milhões de pessoas.
Porém para muita gente, aquele medo de fazer diferente, de inovar e tentar, mesmo com o risco de não dar certo, agora é um bicho muito menor e menos assustador, porque vimos que somos capazes de nos reinventarmos e nos adaptarmos às novas formas de vida e de trabalho.