O que o seu chefe espera de você?

16 de maio de 2021

Saiba como ser o funcionário que todo chefe quer na equipe!

Ter um trabalho é muito bom e ser reconhecido como bom profissional é melhor ainda. Mas muita gente tem um emprego, algumas vezes, o mesmo, durante muito tempo e não sabe exatamente o que o chefe espera dela no dia a dia, além das atividades rotineiras. Sabemos que nem todo chefe tem a habilidade de dar feedback e falar claramente sobre as expectativas em relação às atitudes dos funcionários, embora devesse ser obrigatório que todo chefe soubesse orientar a equipe sobre a realização das atividades e sobre os seus pontos a desenvolver, para que assim as pessoas soubessem o que precisam fazer para se desenvolver e crescer profissionalmente.

Sabendo disso, nós, da Academia WorkArea fizemos uma pesquisa com pessoas em posição de liderança, a fim de saber quais habilidades elas avaliam para considerar um funcionário excelente. As respostas nos ajudaram a desenvolver conteúdo para diversos treinamentos e vai ajudar você a saber quais atitudes deve ter para se tornar necessário para o seu chefe e para a empresa onde trabalha. E se tornar necessário é ser aquela pessoa que faz o seu trabalho com qualidade e procura superar as expectativas.

Os itens mais mencionados na pesquisa foram:

  • Atender e se comunicar bem com clientes
  • Capacidade de solucionar problemas
  • Iniciativa / Proatividade
  • Flexibilidade
  • Pontualidade
  • Organização
  • Planejamento e definição de prioridades
  • Comprometimento com o trabalho
  • Ética e sigilo profissional

Essas habilidades podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa e existem diversas formas de aprender. Vou dar mais detalhes sobre cada uma delas.

Atender e se comunicar bem – Na minha opinião, essa é a habilidade que tem mais impacto na avaliação de um funcionário, afinal todos nós sabemos como é difícil conquistar novos clientes e é fundamental saber falar de forma cordial, seja ao vivo, por telefone ou através de mensagens ou e-mails. Hoje em dia as empresas tem produtos e serviços muitos parecidos, e um bom atendimento pode ser o motivo do cliente escolher a sua empresa na hora de gastar o seu suado dinheiro.

Capacidade de solucionar problemas – Essa habilidade é aquela que poupa o tempo do seu chefe! É quando o funcionário se empenha para descobrir como resolver os problemas que aparecem e vai falar com o chefe com a sugestão de solução. Contar um problema para o chefe e dizer que já resolveu ou informar que já tem a solução e só precisa da aprovação dele, vai fazer você ser um funcionário muito diferenciado.

Iniciativa / Proatividade – Aqui é a capacidade que um funcionário tem de olhar para a empresa ou a área como um todo e buscar a realização de uma atividade de forma completa. Quando se sabe o que precisa ser feito, não precisa ficar esperando o chefe mandar. Não é verdade?

Flexibilidade – Essa é uma habilidade que impede muita gente competente de se desenvolver no trabalho. Ser flexível é não ficar limitado a cumprir apenas o que está descrito como “sua função”. É você fazer algumas vezes a função de um funcionário que faltou, é você aceitar trocar de horário quando for necessário, claro se não for prejudicar outras responsabilidades que você tenha.

Pontualidade – Quando existe uma regra de horário, geralmente é porque outras pessoas ou outras áreas dependem da presença daquele funcionário naquele período para que alguma coisa aconteça. Ter um funcionário pontual é ficar tranquilo por saber que não terá que alterar a rotina da empresa porque o funcionário não cumpre seus horários. Lembre-se que alguém está contando com a sua presença naquele horário e, dependendo do dia, o impacto pode ser grande.

Organização – No ambiente de trabalho, ser organizado é praticamente uma obrigação. Manter documentos, objetos, arquivos organizados de forma fácil de encontrar, para você ou para qualquer outra pessoa é um sinal de experiência e maturidade. Sem contar que facilita muito a vida do chefe ou da equipe, caso você precise se ausentar por qualquer razão.

Planejamento e definição de prioridades – Sabemos que, dependendo do volume de trabalho ou da complexidade na elaboração de uma atividade, ter um planejamento registrando o que precisa ser feito, como deve ser feito, o prazo e os responsáveis, vai facilitar muito a execução das atividades e permitirá a definição do que é urgente e importante para que as atividades sejam priorizadas.

Comprometimento – Esse é um item que é muito comum de acontecer. Em qualquer atividade que você realize é fundamental que você esteja comprometido com as suas responsabilidades e com o resultado que o seu trabalho vai gerar, seja para o seu chefe, para os colegas e para os clientes. E ser comprometido é dar o seu melhor para finalizar o trabalho e atingir o resultado esperado. E dar o seu melhor envolve muitas coisas, desde pesquisar na internet como fazer a atividade, ligar para um colega com mais experiência e pedir dicas, se oferecer para chegar mais cedo ou sair mais tarde, quando for muito importante para os envolvidos, seja o chefe, a empresa ou os clientes. E acredite, esse comportamento vai contar muitos pontos a seu favor.

Ética e sigilo profissional – A Ética envolve atitudes que não prejudiquem o convívio com outras pessoas e entre elas estão a honestidade que está diretamente relacionada a ser justo e correto; o respeito para entender que as pessoas são diferentes e que podemos conviver de forma amigável com pessoas completamente diferente de nós; e um ponto muito importante da ética está relacionado ao direito à privacidade que todas as pessoas possuem e isso envolve assuntos particulares de colegas e também informações sobre clientes e seus projetos. Caso você trabalhe com médicos em clínicas ou consultórios, independentemente da sua função, é fundamental que você respeite o sigilo médico, para não dar informações a ninguém sobre pacientes e seus tratamentos.

Agora que você já sabe as habilidades mais valorizadas pelos chefes, chegou a hora de fazer uma autoavaliação para saber o que você já faz muito bem e o que ainda precisa melhorar. Com essas informações você pode se preparar, estudando, lendo ou buscando ajuda de pessoas que você confia para se tornar um profissional valorizado e necessário na empresa onde trabalha, seja ela uma multinacional ou um pequeno escritório ou consultório médico.